Linhas de Orientação / Requisitos para publicação de Caches

Ultima actualização destas Linhas de Orientação: 19 de Agosto de 2009

Tradução não-oficial realizada por MightyReek, Team Geo-Cricket.

NOTA: As guidelines no seu formato original estão em http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx. Estas, e apenas estas, deverão ser a referência. A tradução aqui apresentada pretende ser uma ajuda para o entendimento das originais.

Estas são apenas linhas de orientação. Antes da cache ser publicada no website, um voluntário irá rever a página em busca de imprecisões, coordenadas erradas e o cumprimento destes requisitos. O local físico da cache não é verificado. Como dono da cache, você é responsável pela sua colocação e manutenção.

Antes da colocação e submissão para aprovação da cache, é esperado que se leiam estas orientações. Para concluir o processo de submissão de uma nova cache, tem que ser indicado que estas regras foram lidas como é exigido. O Geocaching é um desporto em constante mudança e evolução, e como tal, estes requisitos estão sujeitos a alterações à medida que o desporto vai progredindo. Por favor, dê uma vista de olhos neste guia para assegurar que não foram implementadas alterações que afectem negativamente a colocação de uma nova cache sua.

Antes de mais nada fica o aviso: não há precedente para a colocação de caches. Isto significa que a publicação de uma cache similar não é, por si só, uma justificação válida para a colocação de uma cache nova. Se uma cache foi publicada e violar alguma destas linhas de orientação, encorajamos a que seja reportado. No entanto, se a cache foi colocada anteriormente à data em que esse requisito foi requerido ou actualizado, a cache poderá ser autorizada a manter-se.

Se acreditar que a sua cache poderá ser questionável, é encorajado a adicionar uma nota na página da cache. Por exemplo, pode adicionar uma explicação na secção “notes to reviewer” (notas para o revisor) como: “As linhas ferroviárias que passam neste parque estão inactivas e foram convertidas num caminho pedestre”. O revisor, irá ler a nota e levar essa informação em consideração. Fique descansado que as notas para os revisores são removidas antes da cache ser publicada. A maioria das caches que são temporariamente colocadas em espera ou arquivadas, são-no devido a falta de informação. Ter toda essa informação relevante durante o processo de revisão irá ajudar a acelerar a publicação.

Se a sua cache foi colocada em espera, temporariamente desactivada ou arquivada:

Primeiro por favor leia as notas do revisor para encontrar a explicação. É prática comum dos revisores colocarem a cache em espera enquanto obtêm detalhes necessários para a publicação da mesma. Um revisor pode desactivar temporariamente uma submissão para dar ao dono da cache o tempo necessário para que faça as alterações necessárias, na sua colocação ou na sua descrição. Isto não significa necessariamente que a cache não será publicada. De modo a assegurar uma pronta resposta ao comunicar com um revisor, por favor siga as instruções dadas pelo revisor na sua nota. Se não forem dadas outras instruções, siga a ligação ao perfil do revisor desde a sua página da cache e envie-lhe um e-mail através do Geocaching.com. Se responder directamente para o endereço de notificação automática da cache, o mais provável é que não receba uma resposta.

Se a sua cache foi arquivada e deseja apelar dessa decisão, primeiro contacte o revisor e explique porque acha que a sua cache cumpre os requisitos. Dependendo da natureza da cache, por vezes podem ser abertas excepções. Se tem um novo tipo de cache que “passa das marcas” em algum aspecto, o melhor será contactar o seu revisor local e/ou a Groundspeak antes de a colocar e submeter no Geocaching.com. As linhas de orientação devem prever todas as situações, mas os revisores e administradores da Groundspeak estão sempre interessados em novas ideias. Se, depois de trocar emails com o revisor, ainda achar que a sua cache foi mal interpretada, a sua próxima opção será pedir ao revisor para que a coloque à apreciação de todos os revisores no seu fórum de discussão privado. Por vezes uma segunda opinião de alguém que já esteve numa situação semelhante pode ajudar a sugerir uma forma da cache ser publicada. A seguir, deve sentir-se à vontade para colocar a mensagem no fórum da Groundspeak na secção “Geocaching Topics” (Tópicos de Geocaching) para ver o que pensa toda a comunidade de geocaching. Se a maioria acreditar que deve ser publicada, então os administradores da Groundspeak e os voluntários poderão rever a submissão e a sua cache poderá ser desarquivada. Finalmente, se acreditar que o revisor agiu inapropriadamente, pode enviar um e-mail com os detalhes completos, a referência (GC****) e um link à cache para o endereço especial da Groundspeak para esse propósito: appeals@geocaching.com. Para outros propósitos, quando estas Linha Orientadoras pedirem ao responsável da cache para “contactar a Groundspeak”, use o endereço contact@geocaching.com.

Lista de Conteúdos

Caches fora dos limites (físicos)

Tipos de Caches

Tamanhos de Caches
Tipos de caches
Caches Tradicionais

Multi-Caches
Caches Mistério

Caixa Postal Híbrida
Caches Wherigo

Caches Evento

Caches Mega-Evento

Caches Evento CITO
Earthcaches

Registo de visitas em todas as caches físicas

Linhas de Orientação que se aplicam a todos os tipos de cache

Manutenção de Caches
Permanência de Caches

Saturação de Caches

Conteúdos de Caches

Caches Comerciais

Caches que solicitam

Tipos de Caches Descontinuadas

Caches Virtuais
Caches Webcam

Linhas de Orientação que se aplicam a Tipos de Caches Descontinuadas

Caches Virtuais e Caches Webcam
Linhas de Orientação para Manutenção de Caches Virtuais e Caches Webcam

Linhas de Orientação para registar visitas a Caches Virtuais
Linhas de Orientação para registar visitas a Caches Webcam

 

Caches fora dos limites (físicos)

Ao submeter uma cache para aprovação, está a assegurar-nos que obteve permissão para a esconder nesse local. No entanto, se estiver na descrição de uma cache menções a ignorar sinais de “Entrada Proibida” (ou quaisquer outros avisos), a sua cache poderá ser imediatamente arquivada. Também assumimos que a colocação da sua cache cumpra todas as leis aplicáveis. Se uma questão legal obvia nos for apresentada, ou que seja trazida ao nosso conhecimento, a sua cache poderá ser imediatamente arquivada.

As caches podem ser rapidamente arquivadas se forem detectadas as seguintes situações (de um modo não exaustivo):

  • Caches localizadas em terrenos geridos por agências que proíbam geocaches, como os Serviços dos Parques Florestais dos EUA, etc.
  • Caches que estejam enterradas. O uso de uma pá, uma colher de jardineiro ou qualquer objecto “pontiagudo”, para cavar, quer seja para esconder ou encontrar a cache, não é apropriado.
  • Caches que danifiquem propriedade pública ou privada, quer seja natural ou artificial, de modo a proporcionar um esconderijo, uma pista ou um método de registar a visita.
  • Caches colocadas em áreas que sejam altamente sensíveis ao tráfico extra que seria causado por veículos e humanos (exemplos podem incluir locais históricos e arqueológicos ou cemitérios).
  • Caches escondidas nas proximidades de caminhos-de-ferro activos. Em geral é usada a distância de 46 metros mas as suas leis locais de invasão podem ser diferentes. Todas as leis locais se aplicam.
  • Caches perto de, ou em, instalações militares.
  • Caches perto, em cima, ou debaixo de estruturas públicas que sejam potenciais ou possíveis alvos de ataques terroristas. Para além de outros podem ser incluídos pontes de auto-estradas, barragens, edifícios governamentais, escolas e aeroportos.

 

Podem haver algumas excepções. Se a sua cache está numa área como as descritas acima, por favor explique isso numa “note to reviewer” (nota para o revisor). Se lhe foi concedida autorização para colocar uma cache numa propriedade privada, indique isso na página da cache para benefício tanto do revisor como das pessoas que vão procurar a cache.

Além disso, podem existir regulamentos locais já em vigor em alguns tipos de parques na sua zona (Parques Naturais, Reservas Naturais, etc.). Existem várias organizações locais de geocaching que podem ajudar com esses regulamentos. Se na sua área não existe uma organização local, contacte o seu revisor local para obter informação e regulamentos. Se se comprometeu com regulamentos especiais para obter uma licença, por favor diga-o na página da cache ou numa “note to reviewer” (nota para o revisor). Um revisor pode pedir que lhe forneça o contacto da pessoa que lhe deu permissão para esconder a sua cache.

Se o Geocaching.com for contactado e informado que a sua cache foi colocada inapropriadamente, a sua cache pode ser arquivada ou desactivada e você poderá ser contactado com alguma informação fornecida pelo indivíduo ou organização que nos contactou.

Tamanhos de Caches

Tamanhos de caches para todas as caches que tenham um recipiente físico.

  • Micro (caixas de rolos fotográficos de 35mm ou mais pequenas – menos que aproximadamente 100ml – tipicamente contendo apenas o livro de visitas (logbook).
  • Pequenas (small) (Recipientes do tipo Tupperware com o tamanho aproximado de uma sandes ou similar – menos que aproximadamente 1 L -- comporta um livro de visitas e alguns itens para troca).
  • Regular (Recipiente do tipo Tupperware ou caixas de munições do tamanho aproximado de uma caixa de sapatos)
  • Grande (large) (Bidão de 20 litros ou maior)

 

Tipos de Caches

Caches tradicionais

Este é o tipo original de tipo de cache consistindo (no mínimo) num recipiente e um livro de visitas. A cache pode ser cheia com objectos para trocas. Normalmente encontrará um recipiente tipo Tupperware, uma caixa de munições ou um bidão cheio de presentes, ou um recipiente mais pequeno, pequeno demais para conter outros objectos além do livro de visitas. As coordenadas publicadas na página de uma cache tradicional são as da localização exacta da cache. Um recipiente com um objecto ou uma palavra secreta para verificação e sem livro de visitas, geralmente não é considerado uma cache tradicional.

Multi-Caches

Existem muitas variações de caches com multiplos pontos. O mais comum é aquele em que o primeiro recipiente ou local contém ou proporciona as coordenadas para o próximo local. Outra variação popular é uma série de locais, em que cada qual fornece uma parte das coordenadas da localização final da cache. Por favor forneça as coordenadas de todos os níveis de uma multi-cache reportando-os usando “Additional Waypoints” (Locais Adicionais) na página de submissão. As coordenadas publicadas são para o primeiro ponto. Se não quer que estas coordenadas sejam divulgadas, assegure-se que as marca como “hidden” (escondidas). Fazer isto vai esconder as coordenadas de toda a gente excepto do próprio dono da cache e dos voluntários do website.

Caches offset são uma variação das multi-caches. São listadas como multi-caches ao seleccionar o tipo de cache. Não são encontradas simplesmente indo a um local e encontrar uma cache lá. Numa cache offset são publicadas as coordenadas de um local ou monumento histórico, placa ou marca que queira que o caçador da sua cache visite. Neste local, o caçador procura alguns números ou informação constante no local ou em parte dele (os Geocachers NUNCA danificam propriedade privada ou pública). O Geocacher é então capaz de manipular esses números ou informação usando instruções fornecidas na página da cache para continuar a caçada.

Caches Mistério

O expoente máximo de todos os tipos de cache. Este tipo de caches normalmente envolve complicados quebra-cabeças que primeiro é necessário resolver de forma a determinar as coordenadas. A informação necessária para resolver o enigma deve estar disponível para a generalidade da comunidade geocacher e deve ser possível resolver o mistério a partir dos dados fornecidos na página da cache. Por exemplo, um enigma que requeira uma pesquisa em websites públicos de modo a determinar as coordenadas pode ser aceite, enquanto que um enigma que requeira o envio de um e-mail ao dono da cache de modo a obter as coordenadas poderá não ser. Em muitas caches deste tipo, as coordenadas publicadas não são as reais da cache mas um ponto referência geral, como um local de estacionamento perto. A não ser que seja dada uma boa justificação, as coordenadas publicadas não devem ser a mais de 2 ou 3 Km da localização real da cache. Isto permite que a cache apareça nas correctas pesquisas por proximidade e para manter certa a distância percorrida dos “Trackables” (Itens Localizáveis, como Geocoins, Travel Bugs, etc.)

Se escolher submeter uma cache deste tipo por favor forneça ao revisor o maior número possível de detalhes quando o fizer. Forneça as coordenadas reais de localização da cache e outros locais relevantes ou pistas reportando-os através de “Additional Waypoints” (Locais Adicionais). O revisor poderá ainda assim necessitar de mais informação antes de publicar a cache.

Caches-Desafio incluem requisitos especiais para poder registar a visita e são listadas como Caches Mistério. Tipicamente requerem que quem as procura alcance previamente alguns objectivos relacionados com geocaching razoáveis (Waymarking e Whereigo também contam, obviamente) tais como antes encontrar uma cache em cada município do seu distrito. Se está a pensar criar tal cache, por favor inclua uma “note to reviewer” (nota para o revisor) demonstrando que ou conseguiu atingir esses objectivos, ou que um substancial número de geocachers será capaz de o fazer.

Caixa Postal Híbrida

Caixa Postal é outra forma de caça ao tesouro que usa pistas para direccionar os caçadores para um recipiente escondido. Cada Caixa Postal contém um carimbo que é a assinatura dessa caixa. A maior parte dos caçadores de Caixas Postais tem o seu próprio carimbo e livros de visitas pessoais. Carimbam o livro de visitas com o seu próprio carimbo e usam o que se encontram na Caixa Postal para carimbar o seu livro de visitas pessoal.

Caixa Postal Híbrida é uma mistura de Caixa Postal e Geocache. Devem conter um carimbo-assinatura que é colocado na caixa, e devem seguir as Linhas de Orientação para geocaches e como tal devem conter um livro de visitas e envolver o uso de GPS como parte integral da busca. Uma Caixa Postal Híbrida não pode ser concebida para ser encontrada usando apenas pistas. Se uma Caixa Postal Híbrida contém ou não presentes para troca é decisão do dono. Na maior parte dos casos, um carimbo e livro de visitas pessoal não é necessário para quem procura uma Caixa Postal Híbrida.

Caches WherigoTM

Uma cache Whereigo usa o seu cartucho Whereigo para o conduzir até à localização física da cache. Os cartuchos devem estar em Whereigo.com. Se o uso de um cartucho é requerimento para encontrar uma geocache, então é considerada uma cache Whereigo, independentemente de ter componentes de Cache Mistério ou Multi-Cache.

A saturação de caches apenas é aplicada a recipientes físicos e não a elementos virtuais. Aplicam-se as Linhas de Orientação básicas de geocaching.

Um aparelho que posa jogar Whereigo não é considerado Equipamento especial.

Caches Evento

Caches Evento são reuniões abertas a todos os geocachers e que são organizadas por geocachers. Enquanto que um concerto de música, uma venda de garagem, um evento desportivo ou uma mostra de fogo-de-artifício podem ser do interesse de uma grande percentagem de geocachers, tais eventos não são apropriados para submissões de Caches Evento porque os organizadores e o público alvo não são geocachers. Além disso, uma Cache Evento não deve ser organizada com o único propósito de atrair geocachers para uma caçada organizada a outra/s caches/s. Tais caçadas em grupo são melhor organizadas em fóruns ou listas de e-mail.

Para eventos que envolvam várias componentes tais como um fim-de-semana inteiro que inclua uma sessão de trocas de geocoins, um seminário e um jantar de consolação, podem ser submetidos como sendo vários eventos se cada um deles só por si cumprir as normas de submissão de eventos.

Caches Evento devem ser submetidas com, pelo menos, um mínimo de duas semanas de antecedência, para que os potenciais participantes tenham tempo suficiente para fazerem os seus planos. Geralmente os eventos não são publicados com antecedência maior que três meses, para evitar que o evento apareça durante um grande período de tempo no e-mail de notificação semanal de novas caches.

Por vezes podem ser abertas excepções para eventos que tenham como intuito atrair grupos de geocachers regionais, nacionais ou internacionais, ou se, como parte do evento, é esperado que se passe a noite, necessitando para isso de fazer reservas e planos de viagem (por exemplo um acampamento). Contacte o seu revisor se deseja preparar um evento assim, que poderá ser publicado com seis meses de antecedência. A Groundspeak pode promover o Geocaching através de eventos que podem ser excepções ás regras, se acharem que é necessário para promover o jogo.

Depois do evento passar, a Cache Evento deve ser arquivada pelo organizador ao fim de quatro semanas.

Caches Mega-Eventos

Mega-Eventos são uma designação especial reservada para apenas os maiores eventos – aqueles que atraem geocachers a participar a nível regional, nacional e internacional. Para ser classificado como Mega-Evento, os organizadores têm que pedir pré-aprovação à Groundspeak – não ao seu revisor voluntário. Além de outros requisitos, os organizadores têm de demonstrar a possibilidade substancial de participação de pelo menos 500 pessoas no evento. Uma Cache Mega-Evento pode ser publicada com um ano de antecedência. Uma Cache Evento normal pode ser alterada para Cache Mega-Evento depois de ocorrer, se os organizadores demonstrarem à Groundspeak que participaram mais de 500 pessoas.

Caches Evento CITO

A ideia de Cache In Trash Out (CITO) surgiu no ano 2000 como um modo dos geocachers contribuirem para o embelezamento dos parques e terrenos locais. Pode encontrar mais informação acerca do programa CITO em http://www.cacheintrashout.org.

A categoria de Cache Evento CITO foi adicionada para diferenciar eventos de limpeza dos outros tipos de caches evento. Use esta categoria se está a pedir aos geocachers para aparecer num dia específico para ajudar a limpar o lixo de um parque, remover pilhas de velharias junto de uma linha de água popular, etc. Não use esta categoria para uma cache física colocada numa área que precisa ser limpa – apenas mencione a oportunidade de praticar CITO na página da cache.

Eventos CITO são organizados e patrocinados por geocachers – não por outras organizações. Se tem um evento que sinta enquadrar-se nesta categoria única, mas mesmo assim sente-se inseguro, por favor, peça permissão à Groundspeak antes de o submeter para aprovação.

Earthcaches

Este é um tipo único mas limitado de cache. Uma Earthcache é um local pedagógico que as pessoas podem visitar para verem uma particularidade geofísica única no terreno.

Todas as Earthcaches têm de ser submetidas e aprovadas através da Sociedade Geológica Americana – os revisores voluntários locais de caches não têm qualquer envolvimento na publicação de Earthcaches. O formulário de submissão de Earthcaches e as regras de submissão podem ser encontrados no site http://www.earthcache.org/.

Registar a visita a uma Earthcache requer que se cumpram os requerimentos estabelecidos pelo dono e pelo Website Earthcache, incluindo respostas a questões colocadas pelo dono via e-mail, fornecer fotografias originais se pedidas, etc.

Registo de visitas em todas as caches físicas

O registo da visita a uma cache pode ser feito online uma vez assinado o livro de visitas físico.

Se for apropriado ao local ou tema da cache, pode pedir a quem a procura que cumpra uma tarefa simples e opcional, quer seja perto do local da cache (normalmente até 160 metros deste) ou ao registar a visita online. Por exemplo, colocar o chapéu engraçado que se encontra dentro do recipiente, tirar uma foto e coloca-la online. Quem encontra a cache pode decidir se quer tentar ou cumprir essas tarefas opcionais. Os donos das caches não podem apagar o registo da visita baseados apenas na falta de cumprimento da tarefa opcional por parte de quem a encontrou.

Esta linha de orientação aplica-se imediatamente a todos os registos escritos a partir de 4 de Abril de 2009 e em diante. Caches antigas com “requisitos adicionais obrigatórios” (em inglês "additional logging requirements" (ALRs)) não são autorizadas a continuar a sê-lo À luz das regras antigas. Se possui alguma cache com requisitos adicionais obrigatórios para registar a visita, pedimos que:

·         Pare de apagar registos online baseado em requisitos opcionais.

·         Reveja a descrição da sua cache para ver se esse requisito pode passar a ser uma tarefa simples e opcional ou se deve ser removido.

·         Ajuste o texto da sua cache de modo a cumprir a regra e contacte o seu revisor voluntário para mudar o Tipo de cache, caso seja necessário.

 

Linhas de Orientação que se Aplicam a todos os Tipos de Caches

Para todas as caches físicas e pontos intermédios, pense cuidadosamente como o seu recipiente e as acções dos Geocachers irão ser entendidos pelo público.  Seja respeitoso ao considerar esconder uma cache ou pontos itermédios em áreas que sejam sensíveis ao tráfego extra que seria causado por veículos e humanos (exemplos podem incluir locais históricos e arqueológicos ou cemitérios). Por exemplo uma cache escondida à vista de um escritório ou das janelas de um edifício de apartamentos pode expor um Geocacher à vista de alguém que pode ver a busca da cache como suspeita. A sua cache pode estar escondida em propriedade pública, mas podem existir residentes preocupados no outro lado da propriedade. E, enquanto que uma caixa de munições ou um tubo de plástico podem ser excelentes recipientes se forem escondidos na floresta, poderão causar alarme se forem descobertos numa zona urbana. Um recipiente de plástico claro ou uma microcache pode ser uma escolha mais acertada. Em zonas movimentadas, evite recipientes que pareçam suspeitos, incluindo juntar-lhes materiais como fios electricos ou fita adesiva. Para reduzir a confusão e alarme quando uma cache é descoberta, identifique claramente o recipiente por fora com a informação apropriada a dizer que é uma geocache. Cubra quaisquer marcações militares com tinta ou um autocolante do geocaching. Inclua ainda uma nota explicativa dentro da sua cache. Bom senso ao escolher tanto os esconderijos como os recipientes pode reduzir o risco da sua cache ser entendida como um elemento perigoso para aqueles que não estão a par do nosso desporto.

Você enquanto dono da cache deve visitar o local e obter as coordenadas com um GPS. O uso de GPS é um elemento essencial do Geocaching. Portanto, embora seja possível encontrar uma cache sem GPS, a opção de usar coordenadas precisas de GPS como parte integral da busca de uma cache deve ser demonstrada em todas as submissões de caches físicas.

Para todas as caches físicas, tem de haver um livro de visitas, rolo de papel ou outro tipo de livro para os Geocachers registarem a sua visita.

Em todas as caches que incluam vários pontos intermédios por favor reporte-os usando a opção “Additional Waypoints” (Locais Adicionais). Se não quer que um conjunto de coordenadas apareça na página da cache, certifique-se de as marcar como “hidden (escondido). Ao fazer isso está a esconder as coordenadas de toda a gente excepto do dono da cache e dos voluntários do website.

No interesse da segurança dos ficheiros, caches que requeiram o download, a instalação ou a execução de dados e/ou executáveis podem não ser publicadas.

Caches que obriguem o geocacher a visitar outro website não serão publicadas se o geocacher for obrigado a criar uma conta com, ou a fornecer, dados pessoais para o outro website.

Se está a colocar um grande número de caches para serem publicadas na mesma data (por exemplo, no dia de uma Cache Evento), por favor submeta as páginas de todas as caches com pelo menos dez dias de antecedência da data de publicação. Deixe uma “note to reviewer” (nota para o revisor) indicando que a cache é para ser publicada numa data específica. Isto dará ao revisor o tempo necessário para rever as submissões ou para pedir assistência a outro revisor. (Nota: Caches colocadas com ligações a Eventos têm que ser colocadas com a intenção de as deixar no local depois do evento, caches temporárias não são aceites).

A sua cache deve estar no local e preparada para ser encontrada no momento em que a página da cache for submetida para revisão. Se por alguma razão não estiver pronta, por favor desactive a página da cache de modo a não ser vista pelo revisor até que o esteja, ou inclua uma “note to reviewer” (nota para o revisor) a explicar as circunstâncias especiais (por exemplo, à espera de uma permissão do responsável do terreno, etc).

Por vezes uma cache cumpre todos os requisitos para submissão no site mas os revisores, como geocachers experientes, podem ver preocupações adicionais que você como geocacher não previu. Como cortesia, o revisor pode levar à sua atenção algumas preocupações sobre a colocação da sua cache e dar-lhe algum conselho antes de a publicar. Mas como dono da cache você é também responsável pela colocação e manutenção dela. Nota: Excepções às Linhas de Orientação podem ocasionalmente ocorrer dependendo da inovação ou méritos da cache. Se tem uma ideia para uma cache que considere inovadora, contacte a Groundspeak antes de a colocar e de a submeter no site Geocaching.com.

Manutenção da Cache

O dono da cache assume toda a responsabilidade pelas suas publicações.  

A responsabilidade das publicações inclui o controlo de qualidade das mensagens colocadas nas páginas da cache. Apagar quaisquer mensagens que aparentem ser falsas, contrafeitas, fora do tema ou não cumpram os requisitos estabelecidos.

Como dono da cache também é responsável por periodicamente verificar fisicamente a cache, e especialmente quando alguém reporta um problema com ela (desaparecida, danificada, molhada, etc.). Pode temporariamente desactivar a cache para avisar os outros para não a procurarem enquanto não resolver o problema. Esta possibilidade serve para lhe dar um tempo razoável – normalmente algumas semanas – para que organize uma visita à sua cache. No caso de a cache não ter manutenção apropriada, ou estar desactivada por um longo período de tempo, nós podemos arquivá-la.

Pode ser complicado cumprir as suas obrigações de manutenção se colocar caches enquanto viaja de férias ou fora da sua área normal de geocaching. Essas caches podem não ser publicadas a não ser que seja capaz de nos demonstrar um plano de manutenção aceitável. Não é novidade que caches desapareçam, áreas que seja limpas, trilhos bloqueados ou fechados, objectos usados por multi-caches ou Mistérios serem removidos ou movidos, etc. O seu plano de manutenção deve permitir uma resposta rápida aos problemas reportados.

O território no qual um geocacher é capaz de manter caches responsavelmente varia de uma pessoa para outra. Um geocacher activo que visita regularmente áreas a centenas de Km pode demonstrar que tem capacidade para manter uma cache a 160 Km de casa. Um geocacher cujas últimas caçadas foram todas feitas num raio de 40 Km de casa provavelmente não vai ver aprovada a sua cache se for colocada a 400 Km de casa.

Se tem circunstâncias especiais, por favor descreva o seu plano de manutenção na página da cache. Por exemplo, se combinou com um geocacher local para ele tomar conta da sua cache distante por si, o nome desse geocacher deve ser mencionado na página da cache.

Permanência de uma Cache

Quando submete uma cache para o website Geocaching.com, os geocachers devem (e vão) esperar que a cache permaneça lá por um longo e realista período de tempo. Portanto, caches que tenham como objectivo mover-se (“caches viajantes”), ou caches temporárias (caches escondidas por menos de 3 meses ou para eventos) o mais provável é que não sejam publicadas. Se desejar uma cache para um evento, leve cópias para o evento e distribua-as em mão.

Nós sabemos que é possível que uma cache planeada para durar muito tempo possa, ocasionalmente, acabar devido a preocupações com o ambiente, desaparecimento ou vandalismo, ou outra razão válida que o dono da cache apresente. Por favor faça o seu melhor para pesquisar a fundo, esconder sensatamente, e garantir uma manutenção apropriada para ter uma cache com vida longa.

Saturação de Caches

Recipientes de caches e pontos intermédios físicos geralmente devem estar separados por um mínimo de 161 metros. Um ponto intermédio físico é definido como qualquer ponto que contenha um elemento físico colocado pelo dono da cache, tais como um autocolante com as próximas coordenadas ou um recipiente. Caches não-físicas ou pontos intermédios que incluam pontos de referência, inícios de trilhos, locais de estacionamento ou “locais de recolha de dados” estão isentos desta linha orientadora. Adicionalmente, numa única multi-cache ou cache mistério não é exigida qualquer distância mínima entre elementos físicos.

Por favor não esconda uma cache a cada 200 metros só porque pode. Os principais objectivos das linhas orientadoras relativas a saturação de caches são no sentido de encorajar a que se procure novos locais para esconder caches em vez de as colocar em locais onde já existem caches, e para limitar o número de caches escondidas numa mesma área, especialmente do mesmo autor. A Groundspeak pode restringir a publicação de caches em áreas em que a saturação se torne uma preocupação.

Conteúdo das Caches

Use o seu bom senso na maioria dos casos. Explosivos, fogo-de-artifício, munições, isqueiros, facas (incluindo canivetes de bolso e multi-ferramentas), drogas, álcool ou outros materiais ilícitos não devem ser colocados numa cache. Como sempre, respeite as leis locais. O Geocaching é uma actividade de família e os conteúdos de uma cache devem ser apropriados para todas as idades.

Comida é SEMPRE uma MÁ IDEIA. Os animais têm melhor olfacto que os humanos, e em alguns casos caches foram mastigadas e destruídas por causa de comida (ou itens que cheiravam como tal) que estava lá dentro. Até a presença de fio dental com cheiro a menta já provocou a destruição de uma cache.

Se a lista de contudo original de uma cache incluir um dos itens acima mencionados ou outro que seja questionável, ou se a cache for relatada como tendo itens questionáveis, a cache pode ser desactivada, e o seu dono será contactado e ser-lhe-á pedido para que os remova antes de a cache ser reactivada.

Caches Comerciais

Caches comerciais não serão publicadas no geocaching.com sem a prévia aprovação por parte da Groundspeak. Uma cache comercial é uma cache cuja página seja entendida pela Groundspeak, empregados da Groundspeak ou Revisores Voluntários de Caches, que tenha sido submetida no geocaching.com com o objectivo principal ou substancial de angariar clientes ou gerar lucro comercial. A cache é presumida como comercial se quem a procura tiver que entrar num local comercial, interagir com empregados, e/ou comprar um produto ou serviço, ou se a página da cache fizer referência a anúncios, marketing ou promoções.

Adicionalmente, links para negócios, anúncios comerciais, caridades, agendas políticas e sociais ou a inclusão dos seus logótipos associados nas páginas das caches não são permitidos sem a prévia permissão da Groundspeak.

Caches que solicitam

Solicitações estão fora dos limites. Por exemplo, caches entendidas como publicações religiosas, politicas ou com carácter social não são permitidas. O Geocaching é suposto ser uma actividade leve e divertida e não uma plataforma para uma agenda.

Caches Descontinuadas

Os tipos de caches que estão listados abaixo já não estão disponíveis para novas submissões no Geocaching.com. As descrições e requisitos de manutenção destas caches estão listadas abaixo. Caches Descontinuadas que não tenham manutenção podem ser arquivadas.

Não se preocupe, existe um website fornecido pela Groundspeak Inc, dedicado a marcar essas localizações únicas. Por favor visite waymarking.com para ver mais detalhes.

Caches Virtuais

Uma Cache Virtual é um marco ou local existente e permanente de natureza única. O caçador tem que responder a uma pergunta sobre o marco ou local e provar ao dono da cache que esteve fisicamente no local.

Caches WebCam

Estas são caches que usam câmaras web colocadas por indivíduos ou empresas que monitorizam várias áreas como parques ou condições de tráfego. A ideia é tirar uma foto em frente da câmara para registar a visita. A câmara deve providenciar uma foto suficientemente detalhada para identificar o geocacher. As câmaras devem funcionar em intervalos regulares para que os geocachers possam registar a sua visita.

Linhas de Orientação que se aplicam a Caches Descontinuadas

Caches Virtuais e Caches Webcam

Estas são categorias especiais que requerem que o caçador encontre um item pré-existente para registar a visita. Já não são aceites novas Caches Virtuais nem Caches Webcam. As caches que existiam antes de Novembro de 2005 foram autorizadas a permanecer como Caches Descontinuadas.

Requisitos de manutenção para Caches Virtuais e Caches Webcam

O dono da cache assume toda a responsabilidade pelas suas publicações.

Apesar de a cache não ser uma coisa que necessite de manutenção física, você deve manter a página da cache e responder a pedidos de informações. No caso de Caches Virtuais e Caches Webcam deve verificar a localização física periodicamente. Pode desactivar temporariamente a cache para avisar os outros para não a procurarem enquanto não resolver o problema. Esta possibilidade serve para lhe dar um tempo razoável – normalmente algumas semanas – para que organize uma visita à sua cache.

Deve também identificar-se no website Geocaching.com pelo menos uma vez por mês para mostrar que se encontra activo. Caches colocadas e “abandonadas” podem ser arquivadas pelo site.

O dono da cache assume também a responsabilidade de garantir um controlo de qualidade dos registos de visitas, e concorda em apagar mensagens que aparentem ser falsas, contrafeitas, fora do tema, faz parte da responsabilidade ou que não cumpram os requisitos definidos.

No caso de uma cache não ter manutenção apropriada, ou se tiver sido temporariamente desactivada por um grande período de tempo, a publicação pode ser arquivada. Caches Descontinuadas não podem ser desarquivadas.

Requisitos para registar visitas a Caches Virtuais

Registar a visita a uma Cache Virtual requer o cumprimento dos requisitos do dono da cache, incluindo enviar ao dono da cache as respostas a perguntas feitas por ele, apresentar uma fotografia original se exigida, etc. Respostas a questões, dicas ou pistas não devem ser colocadas nos registos de visita, mesmo se codificadas.

Requisitos para registar visitas a Caches Webcam

Registar a visita a uma Cache Webcam requer que se cumpram os requisitos definidos pelo dono da cache, incluindo fornecer a foto exigida do modo que ele pediu ou seguindo o exemplo fornecido na página da cache.